top of page
  • Foto do escritorArthur Salazar

Resolvendo a (fraca) DEADLINE da NBA!

Quem diria que eu me renderia ao MERCADO! Maldito mercado da NBA. O problema é que eu trabalho cobrindo diretamente a liga ianque no meu ganha-pão, e as traças da MAIOR LIGA DO MUNDO já se espalham no meu zum-zum-zum. Dito isso, inauguro o "Mundinho NBA" por aqui com alarde e manchete chamativa. Vamos tentar resolver o decepcionante dia 8 de fevereiro, que sem personalidade apresentou pouco vai-vem, e ignorou o bafafá que tanto queríamos. Abaixo, reescrevendo a Trade Deadline da NBA nessa temporada.

 
HAWKS E PELICANS CRIAM CORAGEM
ATL recebe: Herb Jones, 1ª rodada de 2025 (proteção de Top10) e 1ª rodada de 2028 (proteção de loteria)
NOLA recebe: Dejounte Murray

[EXPLICANDO A TROCA]
Quando os Hawks abriram mão 3 escolhas de 1ª rodada pra contar com Dejounte Murray, a franquia de Atlanta assinou um contrato de refém. O fato sincero, é que NÃO EXISTE um time na NBA que pagaria esse mesmo valor pra contar com o escolta de ATL.

Dito isso, os Pelicans são os mais próximos de depositarem muito por Murray. Com CJ; Ingram e Zion, NOLA sonham em beliscar um espaço na prateleira de cima do Oeste. Rumores anunciaram, que o time de New Orleans estaria disposto a ceder o defensor Herb Jones...

Para ATL, Herb é o complemento ideal para Trae e Bogdanovic: um conector ofensivo sem a bola, e um parador na defesa. Com duas escolhas no pacote, os Hawks teriam algum retorno futuro por Dejounte.

Para NOLA, o escolta seria o 3º All-Star do elenco, e 1 de 15 jogadores com pelo menos 21/5/5 na temporada. Os Pels seriam o ÚNICO time da NBA com 3 jogadores passando da casa dos 20 PPJ na temporada. Tudo pra aproveitar a janela de Ingram e Zion!

 
LAKERS APOSTA EM CARUSO E BULLS COMEÇAM REBUILD
CHI recebe: Gabe Vicent, Maxwell Lewis e 1ª rodada de 2030 (proteção de Top3)
LAL recebe: Alex Caruso

[EXPLICANDO A TROCA]
O bom filho à casa torna? Nesse caso, Alex Caruso encaixa perfeitamente no Lakers de AD e Bron. Francamente, eu não consigo entender como essa troca não aconteceu... A falta de protagonismo tanto de CHI, quanto de LAL no Mercado da NBA é difícil de entender.

Do lado dos Bulls, passou da hora de entender que esse plantel não funcionou. DeRozan e LaVine são peças mais difíceis de envolver em trocas, e assim, Caruso deveria ser o primeiro movimento em busca de uma reconstrução completa em CHI-TOWN. Gabe Vicent é um contrato ruim, mas que pode ser remanejado ao fim da temporada. Max Lewis é um jovem com promessa de impacto, e a escolha de 2030 pode ser intrigante.

Já para os Lakers, Caruso faz tudo que D-Lo e Reaves não fazem. Ele é um dos melhores defensores de perímetro; um veterano rodado; e acostumado às luzes de Los Angeles. Seria um casamento perfeito! Fundamental pra LAL sonhar mais alto no Oeste mega competitivo.

 
THUNDER MONTA PANELA E JAZZ APOSTA NO FUTURO
OKC recebe: Lauri Markkanen
UTA recebe: Lu Dort; 1ª rodada de 2024 (via UTA); 1ª rodada de 2024 (via HOU - proteção de Top5); 1ª rodada de 2025 (via HOU/LAC) e 1ª rodada de 2024 (via LAC)
[EXPLICANDO A TROCA]
Imagina o ataque do Thunder com Shai e JDub organizando o ataque; Chet e Lauri sendo ameaças de PnR e PnP; e chutadores/cortadores se movimentando sem a bola... Papo de favorito!

Gostou? Agora pensa no Utah Jazz com 19 escolhas de 1ª rodada até 2030, e $64mi de espaço no teto (sem contar as prováveis saídas de Collins e Sexton). É o caminho ideal pro Jazz renovar seu elenco, sem se prender à um elenco de cacife limitado ao recorde positivo. É rebuild do jeito certo!

Mesmo trocando 4 escolhas, OKC ainda manteria 11 seleções até 2030, e teria efetivamente o plantel jovem mais estrelado dos últimos 10 anos desde... OKC! É o caminho certo pra cravar pelo menos algumas finais com esse timaço, e quem sabe sem errar dessa vez.

 
CAVS CEDEM CAPITAL DE DRAFT POR OPERÁRIO DOS NETS
BKN recebe: Georges Niang; Damian Jones; 1ª rodada de 2024 e 1ª rodada de 2030 (proteção de Loteria)
CLE recebe: Dorian Finney-Smith

[EXPLICANDO A TROCA]
Brooklyn tentou supervalorizar DFS, e acabou morrendo com o STAR ROLE PLAYER no elenco. O problema maior disso tudo, é que esse Nets nem no Play-In está... Conta com o luxo de ter Finney-Smith no elenco, mas não tem motivos pra segurar o jogador.

Assim, o Cavs - sonhador - aparece como destino interessante pro jogador, afinal, se trata de um Contender no Leste, que pode abdicar parte do futuro por um raro talento operário nas laterais.

Confesso, que acho esse valor de 2 escolhas demais... Porém, uma dessas duas tem o papel de aliviar o péssimo contrato de Georges Niang que vai junto. É uma troca que não muda CLE de patamar, mas sim, mantém os Cavs nesse escalão cobiçado. Pra BKN, é o começo da realização de que o Nets de 2022-23 foi uma breve "fic".

 
MAGIC ABRAÇA IDENTIDADE DEFENSIVA
ORL recebe: Dillon Brooks e Matisse Thybulle
HOU recebe: Wendell Carter Jr; Jett Howard e 2 escolhas de 2ª rodada (2025 e 2027)
POR recebe: Gary Harris Jr e 4 escolhas de 2ª rodada (2024; 2025 via BOS; 2026 via MIL e 2026)

[EXPLICANDO A TROCA]
Por fim, talvez a minha troca preferida! A única que envolve 3 times, e uma das poucas que vi sobre ORL e HOU nas redes de basquete.

De cara, o Magic adiciona Dillon Brooks e Thybulle pra uma das melhores defesas da NBA. Especificamente, a 5ª melhor defesa ganharia dois cadeados pra materializar esse ORL como o time defensivo da liga. Tudo isso, sem gastar nenhuma escolha de 1ª rodada...

Sobre os Rockets, Wendell Carter é um ótimo suplente para Sengun, e Jett Howard é um calouro que tem mais sinergia com o jovem time do Texas. As escolhas de 2ª rodada são parte complementar e de equilíbrio na balança.

Finalmente, os Blazers fecham a matéria com uma troca de um reserva por 4 escolhas de 2ª rodada, e um contrato expirante. É uma maneira de conseguir mais capital de Draft, sem abdicar de partes fundamentais do elenco.


Comments


bottom of page