O ala de 14 anos assinou um contrato de "3+2", três anos de formação garantidos e mais dois renováveis após os 18 anos, e é o novo jogador do UCAM Murcia-ESP. Seu novo time, joga a Liga ACB (1ª divisão) e a BCL (Liga dos Campeões) em 2023-24, além de jogar todos torneios nacionais de elite na base.
Pará, é uma das maiores promessas da geração 2008 no Brasil. Em 2023, o prospecto acumula médias de 19.1 PPJ no estadual Sub-15, e esteve entre os pré-selecionados para a Copa América Sub-16.
O jovem é mais um que escolhe a rota europeia para seu desenvolvimento, se juntando a Mathias do Bétis e Pedrinho no Valência, entre os Sub-15.
Sobre esse momento único na carreira, ele conversou comigo:
- Qual foi seu sentimento ao descobrir que tinha a possibilidade de jogar no basquete europeu?
"Acredito que tenha sido um “mix” de emoções, porque ao mesmo tempo que foi sempre meu sonho jogar fora, também nunca tinha pensado sobre a questão da distância com minha família... Mas com certeza, foi muito mais um sentimento de sonho realizado e de felicidade, do que de preocupação."
- Do Paysandu pro Regatas muita coisa mudou. O que você acha que vai mudar do Pará de hoje, pro Pará do UCAM Murcia?
"Eu não acho vou mudar nada, mas sim aperfeiçoar o jogo coletivo sem muito tempo com a bola na mão. Pretendo cada vez mais abrir meu jogo, podendo ser mais versátil."
- Por que sair do Brasil?
"O passaporte europeu, apos os 2/3 anos na Espanha, e aprendizado de uma cultura nova dentro e fora de quadra, foram os principais pontos para eu escolher sair do Brasil."
- O que falta pra você como jogador?
"Mais consistência no meu arremesso; leitura na decisão de ir ou não pra cesta; e principalmente meu fisico."
- Com a data de ida chegando, o quão ansioso você está?
"Acho que numa escala de 1 a 10, eu to em 11! Muito ansioso em aprender e absorver tudo que posso de bom em Murcia. Não vejo a hora da minha estreia no time, e mostrar pra eles como os brasileiros jogam!"
Pará viaja para a Espanha no dia 20 de agosto, uma exigência dos espanhóis que contam com o brasileiro o mais cedo possível.
Voa Pará!
Comments