top of page
  • Foto do escritorArthur Salazar

5 perguntas pro Brasileiro Sub-17.

Em ano de Sula pros 2006, o CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes) da geração é recheado de narrativas; confrontos e camadas. Por aqui, proponho discussões não tão profundas quanto as que se podem levantar em quadra. São perguntas simples, que geram previsões e chutes.


Um resumo do que está por vir: o mais importante torneio de base no Brasil em 2023. Vamos aos pingos.

 

Gustavão é o protagonista que faltava pro Regatas?

Ano passado, esse mesmo time do Regatas, com Toninho (agora no CAP) e sem Gustavão, ficou a duas vitórias do título estadual na categoria. O retorno, mesmo que de bate-volta do gigante campineiro, anima quem viu esse timaço em 2022. A verdade, é que jogando o Sub-18 no Campeonato Paulista desse ano, os donos da casa não conseguiram prosperar. Com a adição do mais badalado prospecto dos 2006, alguma diferença deve aparecer, afinal, Gustavo Guimarães vem de temporada vitoriosa nos EUA, além de convocação pro Mundial Sub-19 como o mais novo da lista. Em casa, e com tempo corrido, o pivô joga pela coroa entre os seus e quem sabe o topo pros seus!

Gustavo Guimarães, do Regatas Sub-17.

Depois das conquistas com destaque em 2022, o CBI-17 de 2023 será o Brasileiro de Jojo?

Em 3 de outubro do ano passado, Jonathan Moreira "Jojo" fez 12 pontos com 4 rebotes e 3 roubos de bola em 19 minutos na decisiva do Brasileiro Sub-17. Dois meses e um dia depois, foram 20 pontos com 13 rebotes; 12 assistências e 6 roubos de bola na final do Sub-16 paulista. Nesse ano: 19.0 PTSPJ; 5.8 ASTPJ; 5.7 REBPJ e 4.1 RBPJ, jogando o sub-18 pelo Pinheiros (um ano acima). Pro seu CBI, em idade e protagonismo, Jojo tenta liderar o azulzinho pro bicampeonato consecutivo na categoria, e o 3º título em nem ainda duas temporadas completas por lá. Seria a cereja no bolo.

Jojo, do Pinheiros Sub-17

Algum elenco recheado de 2007s vai fazer mais bonito? Corinthians; Palmeiras ou São Paulo?

Não gosto disso, mas não dá pra discutir: o Brasileiro Sub-17 vai ser jogado por alguns times Sub-16. A trinca paulista é prova! O Verdão é de longe o melhor do trio, capaz de até vencer a classificatória meses atrás, com certa tranquilidade. Corinthians e São Paulo chegam direto na fase final, sem testes prévios no Sub-17, mas com alguns reforços de idade certa. No estadual S16: 15v e 2d pro Palmeiras; 12 e 6 pro Timão; e 11 e 6 pro Tricolor. Vamos ver se um dos três consegue fazer história.

Arthur Mattos, do Palmeiras Sub-16.

O timaço do Tijuca vai surpreender?

Impossível saber. Possível imaginar que depois do vice na classificatória contra o Palmeiras, decidido na última bola, os cariocas tem motivação extra pra carimbar uma geração e tanto. Jackson Jr; Badu; Michael; Lira (não jogou a final); e outros, fazem parte do único time do RJ que disputa o nacional. Boto muita fé nesse time, e não acharia absurdo vê-lo no topo do Grupo B (MTC/SJC/SCCP/TTC). Depois disso, o caminho fica aberto, e 3 jogos separam o Tijuca do título. Fique de olho, vale a pena!

Jackson Jr, do Tijuca Sub-17.

Paulistano vem pra dobradinha nos Brasileiros após o titulo no S19?

Os últimos serão os primeiros? Provável. O favorito é esse: Club Athletico Paulistano. Time com o mais equilibrado coletivo; mais experiente jovens; líderes em todas as frentes; e tradição. Toninho pode muito bem ser considerado o melhor do CBI ao fim dele. Pietro, o melhor defensor. Além disso, o banco desse time é um Sub-16 que venceu 12 de 17 em 2023. Paulistano tem Franca; Mogi e São Paulo na fase de grupos, um caminho fácil. Tudo conspirando... Meu favorito!

Antônio Gomes, do Paulistano Sub-17.

Comments


bottom of page