top of page
  • Foto do escritorArthur Salazar

Dikembe: um breve papo.

À caminho da Espanha, Dikembe vive momento único em sua veterana mas jovial carreira. Se trata de um movimento corajoso, no qual o pivô, dá de cara com o desafio mais pujante possível: 8.162km entre São Paulo e Cáceres, entre o basquete brasileiro e o espanhol. Ai se fosse só isso!


Desde os 17 anos entre os adultos, Dikas é alvo constante da expectativa pública, que muitas vezes o colocou de canto. Mesmo assim, ele tem mercado na Espanha. Coisa rara... Mais raro ainda, é ter o brio de largar tudo aqui e jogar por tudo lá. Coisa que depende não só de autoconfiança - calejada no Brasil - mas também de muita sede. Se houveram dúvidas sobre essa, elas morrem agora.


Filho; Seleção; Espanha... Dikembe fala sobre.


- Antes de mais nada, como você tá? Qual é seu sentimento indo pra 7ª temporada como profissional, com recém-feitos, 24 anos?

"Estou muito bem, me sinto pronto e preparado para os novos desafios! Essas 7 temporadas me fizeram amadurecer e crescer como pessoa, dentro e fora de quadra."


- Do Paulistano pro Bauru, depois de lá pro Pinheiros, e agora pra Espanha, o que mudou em cada pedaço desse trajeto?

"Além da experiência adquirida com o tempo, em cada lugar que passei tive excelentes treinadores e jogadores que contribuíram com a minha formação. Acredito que o que mais tenha mudado foi a forma de encarar as adversidades em quadra."


- Por que a Espanha? Por que ir jogar no basquete europeu? É um sonho; ambição; desafio? O que te motivou?

"Escolhi a Espanha porque hoje é um dos melhores cenários mundiais no basquete. O cenário europeu vai me proporcionar desafios como jogador e crescimento profissional. Sempre foi um sonho e a chegada do meu filho me serviu de motivação para encarar esse desafio."


- O que mais te falta em quadra, e o que mais sobra? Quais são os ajustes que você imagina pro jogo de lá?

"Acredito que o que mais falta seja o jogo externo, fora do garrafão. O que eu tenho de melhor é o jogo interno, de força e perto da cesta. Quero melhorar a parte física e ganhar mobilidade pra conseguir melhorar o jogo de fora."


- Pra finalizar, já tem 1 ano de GloblJam Sub-23, e agora, algumas semanas do Universiad na China. Você se sente próximo da amarelinha? Você se vê aparecendo mais nesse próximo ciclo pós-Copa do Mundo?

"Acredito que isso seja consequência de trabalho duro e evolução e é isso que tenho buscado, portanto espero estar logo nesse cenário!"


No dia 10 de setembro, Dikembe e o Cáceres, iniciam a pré-temporada contra o Sporting-POR. Pela LEB Oro (2ª divisão espanhola) a estreia é contra o Movistar Estudiantes no dia 6 de outubro. Em 2022-23, o Cáceres foi o 15º na competição, e amargou recorte de 10 vitórias e 24 derrotas. O brasileiro é esperança pros espanhóis em 23-24.

Comments


bottom of page